terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Alagamentos e Enchentes

AS OBSTRUÇÕES
* Sujeiras – sacos, sacolas, roupas, fraldas, fios, cordas e arames, colchão, fogão, sofá, cama, pneu, armário, ferro velho, televisão, computador, etc..
* A vazão nos canais (Arroio dos Pereiras) muito pequena em relação ao volume de água atual e existe uma tendência de aumento gradativo com o passar dos anos e o crescimento urbano.
* Em algumas entradas dos canais de passagem do Arroio dos Pereiras, a abertura é muito pequena a qual provoca efeito de barragem, limitando a passagem de água e provocando assim um alagamento.
* Ponte - vazão da maioria das ponte está abaixo do volume atual, criando assim barragens e consequentemente os alagamentos.
* Entupimentos de bueiros na região central. Falta de bueiros em algumas ruas.
* Restos de construções ou reformas residenciais – cacos de telhas e tijolos, rebocos, areia, pedra brita, madeiras, lajotas e azulejos, pregos, latas e galões de tinta, etc..
* Construção Civil e Reformas – Limpeza de caixas de mistura de massa, ferramentas e betoneiras e o resíduo sendo jogado nos bueiros (cimento, cal, pedra e areia), criando assim uma crosta de cimento ou reboco, diminuindo a vazão de água nas galerias pluviais.
* Cortes de árvores e galhos (podas) que são jogados nas margens do Rio das Antas, Córregos, Arroios e valas.
* Árvores e arbustos – queda das margens de Rio ou Arroio, pela ação da água (erosão ou deslizamentos).
* Materiais em decomposição originados pelo despejo de esgoto e animais mortos.
* Impermeabilização – Telhados de barracões e casas, asfaltos e calçadas.
* Desmatamento da mata ciliar, de serras e morros.
* Assoreamento por Loteamentos - Agricultura – mecanização / erosão e assoreamento de rios e arroios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário