Quando ficamos órfãos, nossos tios, avós ou padrinhos são quem devem assumir nossa vida e terminar de nos criar.
Agora, com a perda do Professor José Maria Orreda, quem vai cuidar da história da cidade, da cultura, da política, da educação e do esporte?
Nossa história continua em curso. E agora?
Quem vai registrar fatos e relatos?
Quem vai escrever os poemas?
Quem vai nos encantar com as histórias da educação, da música e do esporte da nossa cidade?
Precisamos manter viva nossa cultura. Precisamos de outros José's Maria Orreda.
Tenho certeza absoluta que o Professor desejava que a história fosse registrada para ser futuramente contada. Nossos netos, bisnetos e tataranetos precisam saber dos fatos de hoje para reconhecer e valorizar amanhã.
Ele merece todas as possíveis homenagens, nome de rua, nome de escola, eventos comemorativos em sua lembrança, mas ele nos deixou seu legado, sua herança, o escritor da nossa história.
Acredito que a maior homenagem que poderemos fazer a ele é a de continuar com seu trabalho.
Agora é hora de nos unirmos e fazer valer todo o seu esforço. Devemos seguir o caminho traçado pelo nosso Mestre.
Minha sugestão é a criação de uma Associação ou Instituto para cuidar da nossa história, com uma equipe responsável em continuar o trabalho do Professor José Maria Orreda e preservar todo histórico da cidade. Convoco todos os interessados para uma união pela história da nossa cidade e região.
Em um ano importante, quando a cidade está prestes a ganhar seu Museu, nada melhor que a criação de uma organização voltada para a proteção, disseminação e valorização da nossa história.
Devemos lembrar que temos outros ilustres historiadores e escritores, os quais merecem todo o nosso respeito, admiração e apoio. Assim também contamos com eles nessa nova empreitada.
A história quando não é registrada nem cuidada, ela desaparece, é esquecida.
Abração a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário