quinta-feira, 5 de junho de 2014

Propagando as Mentiras



Alguém, em dado momento, cria ou inventa uma mentira.
Criar uma mentira pode ser nada. A mentira pode ser tão “cabeluda”, que ninguém vai acreditar mesmo e ela já desaparece. Eu menti para alguém e este alguém não acreditou e a mentira morreu ou foi repassada para mais duas ou três pessoas e por não acreditarem, ela desapareceu.
O problema é que hoje existem profissionais da mentira, da calúnia e difamação. Pessoas que estudam horas ou dias para criar a mentira mais importante e devastadora possível e que convençam as pessoas para que ela seja repassada ao maior número possível de outras pessoas.
As mentiras são tão bem elaboradas que muitas delas têm até “documentos”, falsos, comprovando tais relatos.
Mentira de pescador é fichinha para este pessoal.
Tem mentira tão bem inventada que até o próprio criador acredita que ela seja verdade.
Quando a mentira é convincente ela é repassada para outros, ela é assim propagada aos quatro cantos.
Como dizem “uma mentira é contada tantas vezes que acaba virando verdade”.
NA POLÍTICA
Existem pessoas que propagam mentiras, por terem acreditado nela e outros propagam por ser do seu interesse. Existem ainda as pessoas que são os profissionais em propagar, os quais recebem salários para trabalhar o dia inteiro propagando tais mentiras.
Num País como o Brasil, com um povo de baixa cultura e educação, tanta gente ignorante e mal informada, que as mentiras mais absurdas possíveis, ganham lugar na mídia e nas conversas das pessoas, na sua grande maioria.
Nesta gama de propagadores de mentiras, existem milhares que são e não sabem, pois acreditaram na informação e estão repassando. O problema maior acontece quando uma pessoa de alto conceito faz isto. São os formadores de opinião. O conceito que a pessoa possui perante as demais, faz com que esta mentira seja aceita como verdadeira.
Para os religiosos seria como o Padre ou Pastor lhes passe tal informação. Alguém vai duvidar?
Já os Políticos, estes são especialistas em mentiras e invenções.
Imagino o quanto eles devem rir do quanto suas mentiras são propagadas, abrangendo milhares e milhares de pessoas, nas mais longínquas cidades deste País de tamanho continental.
QUEM ACREDITA
Como disse, existem os interessados e os que acreditam em tudo, que acreditam até em mula sem cabeça. Estes são os enganados.
DUVIDE
Dizem que “a mentira tem pernas curtas”, pois uma hora ou outra ela acaba sendo descoberta e o mentiroso desmascarado. O problema é que pode ser tarde demais e a mentira já causou sérios estragos.
Quando a informação for muito importante, que sua veracidade possa influenciar numa decisão sua, então duvide.
Com a Internet e os meios de comunicação ágeis como são e de fácil acesso, em questão de minutos você já esclarece se a informação é verdadeira ou falsa.
CONCLUSÃO
A manipulação de informações sempre vai permitem que alguém saia ganhando. Aqueles que acreditam sempre saem perdendo.
Muita atenção em tudo que é propagado nos meios de comunicação e nas mídias sociais da Internet.
Duvide mesmo. Em último caso, use seu bom senso. Pessoas vividas, experientes, não são assim tão fáceis de serem enganadas.
Duvide de informações repassadas em cima da hora, aquelas que a pessoa não terá muito para confirmar, para esclarecer.
Nossa maior preocupação é realmente com as próximas eleições. Acompanhe seu candidato a partir de agora para não ser surpreendido na véspera da votação.
Acerte na escolha e não considere informações bombásticas propagadas em cima da hora.
Boa sorte e todos e boas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário