quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Eleições e as Redes Sociais



VOTO DE CABRESTO DIGITAL 

O NOVO CORONEL – “AS COMUNIDADES SOCIAIS” 

As comunidades sociais são o novo “coronel”, que podem influenciar os eleitores na sua definição de voto. Na Internet não existe aquela pressão física ou ameaças dos coronéis e não tem a compra de votos, mas apenas uma indicação de em quem votar ou em quem não votar que pode ser de maneira subliminar ou direta mesmo.

Devido à grande abrangência e influência da Internet sobre as pessoas, as comunidades sociais serão de extrema importância para as próximas eleições.
No uso na Internet temos as seguintes situações:

  • Os Formadores de Opinião;
  • Os Políticos, Assessores e Cabos eleitorais;
  • Os “Cabeças de bagre” e os Mulas;
  • Os Adolescentes (indiferentes e inconsequentes);
  • Perfis falsos (fake) que inventam de tudo.

As comunidades sociais estão sendo utilizadas por “formadores de opinião”, com a intenção de influenciar pessoas de pouca cultura política ou mesmo com a intenção de ajudar os indecisos, nas suas escolhas.
Aqui tem também muitos políticos detonando seus adversários de campanha ou partidárias.

Existem os políticos, seus partidos, assessores e cabos eleitorais, muita gente mesmo, que ficam o dia todo enviando mensagens de seus interesses pela Internet. As mensagens são mais para denegrir seus adversários, difamar, caluniar e assim, enganar os eleitores do que divulgar um possível plano de governo.

Muita gente sem a mínima capacidade de análise política que se tornam grandes disseminadores de informações e ideias para os outros, estes são os “cabeças de bagre”.

Temos outros que são como “mulas” carregando informações de um lado para outro, tudo que ele vê ele espalha. É o povo sendo usado a favor de seus “candidatos” ou de informações inverídicas ou verídicas.
Outro problema é que tem muita gente que não entende nada de política dando palpites “sérios”, “importantes”. Entre eles existem muitos adolescentes, os menores de 16 anos, fazendo campanha. Num ambiente virtual, ninguém sabe qual é a idade do outro usuário mesmo e assim dá uma falsa impressão de informação boa.

As informações importantes e verdadeiras sobre a corrupção, sobre desvios, sobre “roubos” do dinheiro público, etc., acabam sendo desconsideradas devido à grande quantidade de informações inverídicas.

Fica difícil identificar informação verdadeira de falsa, de boas e as ruins.

O AMBIENTE VIRTUAL
Todos sabem que a Internet é um local onde deve imperar a “democracia”. O problema é que neste local existem muitas pessoas com nomes falsos, sem identificação, sendo assim, pode ocorrer que ninguém responderá por tais informações, se as mesmas forem inventadas, falsas.

Tem muita gente que entende muito de política, mas que não tem vontade de opinar aqui, isto tudo por achar que o ambiente não é interessante e também devido ao baixo nível dos usuários.
Tem muita gente com total desconhecimento dos fatos, postando asneiras aqui.

Existe muita falta de informações, informações incorretas ou distorcidas.
Existem muitas brincadeiras inconsequentes e de mau gosto.

Assim como tem muita gente tentando limpar a barra de seus candidatos, postando informações de apoio, de testemunhos favoráveis, de histórias de armações políticas, etc..

Como muitos sabem, as imagens podem ser modificadas, manipuladas. As imagens são deformadas ou alteradas, dando a impressão aos leigos ou incapazes de análise própria, de imagem verídica.

As imagens são altamente ofensivas para todos os lados, contra todos os candidatos.
Quando informações verdadeiras são postadas, elas não tem o devido peso, pois existem muito mais mentiras circulando na Internet.

Quando imagens verdadeiras são veiculadas, elas perdem a força, pois existem muito mais montagens, as quais atrapalham as imagens verdadeiras.

Tem muita gente sendo levada a acreditar nestas informações erradas.

COMUNIDADES SOCIAIS DEFININDO VOTO
Tem muita gente criticando o governo, mas muitos já experimentaram o outro lado e sabem como é fazer política no Brasil. É como dizem, criticar é fácil, quero ver fazer.

Poderemos dizer que a Internet poderá criar uma grande confusão na cabeça de muitos eleitores, os indecisos, os sem opinião, os sem cultura política e os que vão com a “maioria”.

Todos sabem das pesquisas eleitorais, elas conseguem influenciar no voto de muita gente. Aqueles que dizem que não querem perder o voto e assim votam em quem está melhor nas pesquisas. Triste engano. As redes sociais aceitam todo tipo de pesquisa, ao ponto de qualquer um inventar a sua.

Em cidades menores, abaixo de 100 mil habitantes, existem páginas do Facebook, Twitter e vários Blogs, os quais podem ter grande influência em parcelas de desavisados ou analfabetos em política, na hora da escolha de em quem votar, mas principalmente em quem não votar.

Pressupondo de que o voto deve ser secreto, ninguém saberá em quem cada um votou, sendo assim pode falar bem ou mal de um candidato e votar no outro.

Muita gente, no final, vai dizer “faça o que eu digo, não faça o que ou faço”. Isto significa que muita gente vai postar uma coisa, mas vai fazer outra.

A escolha de um candidato é algo muito complicado. Temos vários exemplos de pessoas do bem que ao serem eleitos foram levados à corrupção e enganação.

Na Internet temos uma enxurrada de informações, as quais podem não ajudar o eleitor no momento da escolha. Pode inclusive agir ao contrário, criar mais confusão ainda.

Acontece ainda que ninguém será processado por calúnias, injúrias, difamações pela Internet, pois em alguns casos teríamos milhões de processos.

CONCLUSÃO
Para o eleitor consciente, aquele que acompanha, lê, estuda, conversa sobre política com outras pessoas, sabe analisar as informações que recebe e tira suas conclusões, a Internet é um ótimo canal de informações, mas não em redes sociais.

Que as informações disponíveis ou encontradas na Internet sirvam para refinar seu conhecimento e o auxilie na escolha da melhor opção dentre os candidatos do pleito.

Esperamos que tanta informação venha para o bem do nosso Estado e País, caso contrário, estamos ferrados de novo.

Tome muito cuidado com o mundo virtual, pois uma escolha mal feita, o prejuízo será no seu mundo real.
Dê preferência ao debate físico, cara a cara, aquele que ocorre numa roda de amigos, no cafezinho, na esquina, na praça, com os parentes, na faculdade, etc., debate real e não virtual.

Boa eleição a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário