quarta-feira, 9 de julho de 2014

Candidatos Eleitos, e Agora?



Este artigo foi escrito no final de 2012, após as Eleições Municipais. A intenção era que servisse como ponto de reflexão sobre as Eleições e as obrigações do Eleitor, além de simplesmente votar.

Muito dizem "já votei, a minha parte está feita", e depois gastam 4 anos só reclamando.
O ato de votar foi só o começo. A obrigação do Eleitor não terminou ainda não.

O ELEITOR E AS ELEIÇÕES
Após alguns meses de conversas, pesquisas, análises de planos de governo e finalmente a conclusão ou a definição de em quem votar.

Dia da Eleição, voto sufragado, contagem concluída, resultado conhecido e agora?
Esperamos até tomarem posse dia 1 de janeiro de 2013 e a seguir, cobramos o cumprimento de seu plano de governo.

MEU CANDIDATO NÃO FOI ELEITO
Não tem problema algum, pois quem foi eleito o foi porque obteve a maioria dos votos, representando assim o desejo da maioria dos eleitores, algo muito justo. Isto é Democracia. Votar num candidato que não foi eleito não é motivo para desilusão, sentimento de derrota ou de foi uma escolha errada.

Nós temos e devemos manter a liberdade de escolha das pessoas que vão administrar e controlar nossa cidade. O desejo da maioria prevalece.

Meu candidato não foi eleito, mas devo acompanhar e cobrar daqueles que foram eleitos, para que façam as coisas certas e cumpram com suas promessas de campanha.

MEU CANDIDATO FOI ELEITO
Se o seu candidato foi eleito é porque ele alcançou a maioria dos votos e assim está eleito, para cumprir seu mandato como administrador e controlador da nossa cidade em seu nome.

Seu candidato sendo eleito ou não, todos devem acompanhar os atos e gastos que ocorrem na Prefeitura. Não perca seu candidato de “vista”, acompanhe tudo que ele fizer ou deixar de fazer.

QUAL ERA O PLANO DE GOVERNO DELE MESMO?
Quando estamos escolhendo um candidato para votar, analisamos o plano de governo de cada um deles, entre outras coisas, para definir quem merece nosso voto.

Tenha consigo anotações de quais foram as propostas do plano de governo que mais lhe chamaram a atenção, que mais lhe interessaram, pois terá de acompanhar seu eleito pelos próximos 4 anos e cobrar a execução destes planos.

COMO FAREI PARA ACOMPANHAR MEU ELEITO?
Atualmente, todas as Prefeituras são obrigadas por Lei, a exibir de forma transparente, todos os gastos com despesas mensais da Prefeitura e todos os gastos com a manutenção da cidade e de investimentos em novos projetos.

A partir do site da Prefeitura teremos o Portal da Transparência. Ótimo local para acompanhar os gastos na sua cidade.

Todos os gastos e projetos também são apresentados e discutidos na Câmara de Vereadores, sendo assim poderá acompanhar as seções da Câmara e ficar por dentro de tudo que acontece na cidade.

A Câmara será o local onde encontrará todos os Vereadores, poderá então falar com eles sobre qualquer problema que tenha na cidade e cobrar deles o cumprimento das promessas de campanha.

A Prefeitura é o local onde encontrará o Prefeito e toda a sua equipe de governo, a maioria dos seus secretários e assessores.

Todos podem procurar contato com o Prefeito para relatar problemas ou cobrar promessas de campanha. Logicamente que tais relatos serão repassados aos assessores do Prefeito ou para algum dos seus secretários.

A não solução de um problema pode originar uma nova visita ao Prefeito e sua equipe de governo. Justificativas devem ser apresentadas para resolução ou não do problema.

Muitos problemas são desconhecidos do Prefeito e sua equipe, sendo assim, você deve relatar os problemas para que possam ser analisados e sua correção agendada. Em alguns casos, a solução pode ser muito cara e demorada, exigindo criação de projeto e a busca por recursos Estaduais ou Federais.

Com o relato do seu problema, o Prefeito poderá estabelecer as prioridades de trabalho.

Todos os projetos e atos apresentados e discutidos na câmara de vereadores fazem parte da Ata de Reunião. As atas estão disponíveis na câmara a todos os munícipes que tenham interesse em mais informações. Como eleitor, você deve comparecer nas seções da câmara e acompanhar seu candidato e projetos.

Também é possível acompanhar a Ordem do Dia, que mostra quais os assuntos que estão pendentes de votação e quais estão sendo discutidos no momento.

A SEDE DOS PARTIDOS
Outro local onde é possível fazer cobranças de promessas de governo e ações da Prefeitura e Vereadores é na sede do partido.

É sabido que, muito partidos estabelecem suas sedes somente no período pré-eleitoral, mas depois das eleições elas são fechadas, neste caso poderemos procurar as pessoas que fazer parte da sua Diretoria com a intenção de cobranças.

SE NÃO CUMPRIR COM AS PROMESSAS, FAÇO O QUE?
Primeiro você deve fazer uma cobrança diretamente na Prefeitura. Um assessor deve protocolar sua queixa ou pedido.

O Prefeito sempre tem certo tempo disponível, para atender seus munícipes. Tudo deve ser agendado.

Cobrar por promessas não cumpridas, dependendo da promessa, a cobrança deve ser feita diretamente à Prefeitura e o não cumprimento ou justificativa, pode ser cobrada através de abaixo-assinado, através de grupos organizados, por Órgãos não Governamentais (Ong’s), por Associações de Classes, através do Ministério Publico e outros.

SE NÃO CUMPRIR, DEIXO QUE SE DANE?
Isto nunca. Estaríamos colocando 4 anos a se perderem.

O eleito, seja o seu candidato ou não, deve cumprir com todas as suas obrigações. Deveremos cobrar sim.

Quando eles não cumprem, os únicos prejudicados somos nós mesmos.

CONCLUSÃO
As promessas de campanhas, na maioria das vezes, são grandes mentiras, são coisas que o candidato não detém poder para executar. Muitas promessas são feitas com base em promessas do governo estadual ou federal, as quais não sendo cumpridas por eles também não serão cumpridas no nível municipal, pois não teriam verbas suficientes.

O mais importante ocorre quando da escolha do seu candidato. As promessas dele devem ser de possível execução, de menor dependência estadual ou federal, sem demagogias.

Não vote em candidatos que prometem coisas que estão longe de serem alcançadas. Ele não as cumprirá e pode repassar a falha para outros governantes.

O mais importante é que eles, os eleitos, saibam que você está atento a tudo que fazem ou deixam de fazer.

Somos nós quem paga seus salários. Tudo que pode ser feito pela Prefeitura será com dinheiro recolhido pelos impostos que nós pagamos.

Não é uma troca de favores não. É simplesmente a obrigações deles em nos atenderem e buscarem o melhor para a nossa cidade, o melhor para todos.

Políticos que cometem erros, corrupção, roubo, vagabundagem, desvios, falhas éticas, nepotismo, etc., podem e devem ser julgados e punidos. Muitas vezes a punição será a cassação do mandato, a prisão ou a devolução dos valores desviados.

Quem não prestou e não foi punido pela Lei, que seja punido nas próximas eleições.

Zero votos para eles!

Professor Luiz Carlos Kloster

Nenhum comentário:

Postar um comentário