quinta-feira, 24 de julho de 2014

Debates & Debates

DEBATES & DEBATES
As diferenças num debate.

DEBATE I
Debater é uma discussão entre duas ou mais pessoas que queiram apenas colocar suas ideias em questão ou discordar das demais, sempre tentando prevalecer a sua própria opinião ou sendo convencido pelas opiniões opostas.

DEBATE II
Geralmente debates são longos, e raramente se chega a alguma conclusão, porém é uma prática considerada saudável onde uma pessoa pode ver vários lados de uma mesma questão, desta forma, as pessoas que participam, aprendem concomitantemente sobre algo que uma e a outra não sabiam.

DEBATE III
Debates ou discussões amigáveis podem ser a respeito de diversos temas, como: esporte, política, religião, etc.. Eles não devem ser confundidos por brigas ou insultos. Geralmente debatedor são concisos e tem em mente a troca de ideias sem que haja ofensas para ambos os lados.

DEBATE IV
Os debates de assuntos polêmicos, muitas vezes devem ter participantes especializados nos assuntos, pois debates polêmicos somente com leigos podem resultar em insultos e até em agressões físicas, caso os debatedores estejam presentes fisicamente.

DEBATE V
O debate saudável é aquele onde os debatedores expõem suas opiniões de forma ordeira, organizada e até cronometrada para cada participante, assim como acontece com os debates de candidatos a cargos políticos.

DEBATE VI
O debate ideal é aquele que ao seu final, mesmo que não tenham tido algum tipo de consenso, mas que todos concordam que melhoraram sua forma de ver e entender do assunto, pois tiveram opiniões contrárias à sua e que também são válidas e que podem inclusive valorizar mais ainda seu ponto de vista ou não.

DEBATE VII
Um debatedor nunca poderá querer uma imposição de suas ideias de uns para os outros. Ninguém deve de ser convencido de que está errado, pois num debate, somente ele saberá ou aceitará a condição de erro. Não conseguir convencer alguém de que a sua ideia é correta, ou melhor, não é nenhuma derrota.

DEBATE VIII
Um debate sem o calor de debate não é interessante. Um debate legal é aquele onde os ânimos são mesmo exaltados, mas nunca passa de tom de voz mais elevado, interrupção de falas, contradições, sarcasmo e no final todos ganham.

DEBATE IX
O debate ocorre a todo instante, em casa com familiares, no colégio, na parada do ônibus, no trabalho ou na lanchonete. Ela acontece de forma espontânea e informal, com a troca de opiniões que podem divergir ou assemelharem-se e assim promovem a interação entre as pessoas.

DEBATE X
Temos o debate virtual que é aquele que ocorre pela Internet ou por outros meios de comunicação, onde os debatedores estão em locais equidistantes. Trata-se de uma modalidade meio “frouxa”, pois aos debates não se permite um clima mais tenso, acirrado e alguns debatedores, menos preparados ou mais fracos, abusam do uso de informações inverídicas, falsas ou mentirosas.

DEBATE XI
Num debate temos também os oradores, que são pessoas com bom poder de persuasão com uso da palavra e entonação, que em alguns casos “ganham” o debate subjugando o outro debatedor e até a plateia, mesmo defendendo uma ideia errada, falha, sem comprovação científica ou legal.

DEBATE XII
Quando termina o debate e você foi “derrotado”, na realidade, quando isto acontece, você foi quem ganhou, pois se você concorda com a opinião do seu debatedor é porque você estava errado e agora entendeu ou aprendeu mais um pouco e assim está saindo vitorioso.

DEBATE XIII
Poderemos dizer que debater é praticar a liberdade de expressar nosso ponto de vista, compartilhando informações, convencendo ou sendo convencido por outra pessoa, num confronto de conhecimentos e experiências.

DEBATE XIV
Nenhum debatedor saíra “vencedor” de um debate sem que apresente argumentos verdadeiros ou reais, para provar sua opinião ou ideia. Muitas vezes faz-se necessário muito tempo de estudo, pesquisa e experiência sobre o assunto para poder debater.

DEBATE XV
Para que exista um debate, precisamos de duas pessoas com opiniões contrárias, senão, nunca teríamos um debate. Quando um debatedor é despreparado ou não tem pleno domínio do assunto, o debate pode durar apenas alguns minutos e os argumentos se acabam.

DEBATE XVI
Num debate político, eles contam com uma equipe de profissionais nos mais diversos assuntos, os quais auxiliam seus debatedores, fornecendo-lhes mais ou novos argumentos, alimentando assim o debate, até o seu final.

DEBATE XVII
Num debate político, nunca um vai admitir derrota e assim, todos comemoram vitória, mas existem os analistas políticos que conseguem indicar quem se saiu melhor em cada debate. Onde tivermos dois analistas, as opiniões podem ser contraditórias e assim teremos um novo debate.

DEBATE XVIII
Num debate político, o ganhador sempre será aquele que conseguir a vitória nas urnas. Ele foi o melhor debatedor e conseguiu convencer a maioria do público eleitor, mas nem todos. O debate continua nas ruas, na internet e até a próxima eleição.

DEBATE XIX
Agora quando um debate acaba em agressão física, bom neste ponto, o debate vira caso de Polícia. Dai, na justiça, veremos qual advogado vai debater melhor na defesa do seu cliente e assim os debates nunca se acabam.

Abração a todos e bons debates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário