quarta-feira, 20 de maio de 2015

Rodeio de Irati e o Turismo - problemas



Este artigo sobre o Rodeio e o Turismo, eu publique no dia 6 de junho de 2011, no site da Rádio Najuá.
Na época deu o que falar, pois a equipe de jornalismo da Rádio resolveu expor todas as questões nele relatadas, junto aos responsáveis, Organização, Secretaria de Saúde, Policia Militar, etc..
Agora, maio de 2015, apresento o mesmo artigo, no qual alterei apenas duas linhas: uma que falava sobre a necessidade do asfaltamento da Rua Camacuã e outra sobre os passeios de helicóptero, que nos eventos anteriores a 2011 não estavam ocorrendo.
Mudei apenas isto e o restante continua igual.
Gostaria muito que vocês lessem e tirassem suas conclusões de como estava e como poderá estar o Rodeio este ano (2015).
Esta é a minha visão dos problemas e possíveis soluções.
Qual é a visão de vocês e suas soluções?
======================================================
O RODEIO E O TURISMO
O Rodeio está chegando e acredito que os problemas antigos se repetirão novamente. Precisamos fazer algo.
OS PROBLEMAS
Os problemas são vários. Abaixo relacionamos alguns e possíveis soluções.
Acesso: o acesso pela Rua Camacuã é muito complicado, pois temos veículos indo e vindos, cruzando, numa rua muito estreita, que chega a fazer um funil pouco antes da entrada do CT (numa curva de 90°). Precisamos de sentido único pela Rua Camacuã (somente ida) para o CT e retorno em outra via. Como opção teríamos a Rua Vitório Woijck, Av. Teixeira Soares, Rua Abílio Carvalho Bastos e Rua Adão Panka, além da saída pelo portão dos fundos do CT, pela Av. das Torres (para PR 364 ou para Rua Moisés de Oliveira) e Av. Teixeira Soares.
Como a Rua Camacuã estando asfaltada, precisamos de passeio para pedestres em toda sua extensão.
Linha de ônibus: Em se falando de pedestres, os mesmos tem que enfrentar longa distância à pé para chegar até o CT. Precisamos de uma boa linha de ônibus fazendo este trajeto para garantir o fluxo da comunidade, com comodidade, segurança e algum conforto, principalmente em dias de sol forte, de chuva ou frio.
Praça de Alimentação: As barracas e o Restaurante devem melhorar seu atendimento, pois deixam muito a desejar e sua praça de alimentação também. Atos simples como cortesia, simpatia, empatia, sorriso no rosto, comprimento cordial, etc..
Higiene e Limpeza: A gente percebe grande descuido com a higiene e limpeza nas barracas de alimentos, bebidas e no restaurante. Uma equipe da vigilância sanitária tem que fazer uma visita antecipada a cada barraca e liberar ou não a venda de alimentos.
Arquibancada: Muito difícil assistir às provas de rodeio em situação desconfortável, em pé, sob o sol forte ou abaixo de chuva. O ideal é que tenhamos uma arquibancada para 2.000 pessoas e parte dela seja coberta.
Banheiros: Recomendamos a construção de mais banheiros e sanitários ou uso de sanitários químicos.
Segurança: Muitos turistas e possíveis visitantes deixam de vir até nosso rodeio por insegurança com relação aos seus veículos e principalmente devido às brigas e confusões entre participantes e demais visitantes.
A empresa de segurança deve ser de ótimo nível, para garantir a segurança dos nossos turistas.
Os Excessos: Como sempre ocorrem, no Rodeio, temos a presença de pessoas de todas as cidades da região e até de outros estados, e alguns destes visitantes acabam se excedendo na bebida, no som alto, nas brincadeiras e que muitas vezes acabam em confusão e brigas.
Os grupos locais também acham que no Rodeio podem tudo, e acabam ultrapassando seus direitos e os direitos dos outros. Sempre, todos os anos, existem as queixa dos componentes dos GTG’s, com relação a estes problemas. Os demais visitantes também levam uma imagem ruim da nossa festa.
A Organização, junto com a empresa de segurança e a Polícia Militar, devem cuidar para que os excessos não ocorram.
Acredito que uma cartilha com as regras de convivência no espaço do CT deve ser entregue a todos os participantes que acampam do CT e assim, quando ocorrer qualquer fato de descumprimento das regras, as atitudes necessárias serão tomadas, as quais podem ser uma advertência verbal, a expulsão para fora do CT ou até a prisão, pela Polícia Militar, tudo depende a que ponto o excesso chegou. Tem que ser algo como no futebol, onde poderíamos ter câmeras vigiando o comportamento de todos.
Os excessos com relação ao som, a Polícia Militar terá autorização para recolher os equipamentos de som, nestes casos.
A organização poderia também solicitar o cadastramento com informações básicas (nome, RG e CPF), de cada um dos participantes, aqueles que ficarão acampados no CT. Os menores proibidos ou somente em companhia de seus responsáveis, devidamente identificados.
Trânsito de veículos: O trânsito de veículos ou motos deve ser proibido no transcorrer do rodeio, permitindo somente veículos de reposição de mercadorias nas barracas de lanches, veículos dos Bombeiros, PM, oficiais (?) e ambulâncias. Existe excesso de veículos dentro do CT.
Os demais veículos devem permanecer no estacionamento. Todos os veículos devem ficar na área de estacionamento, principalmente aqueles equipados com sistema de som, eles não devem ficar junto à barracas, no acampamento.
Preços de Produtos e Serviços: Todos os anos, ouvimos e presenciamos as mesmas queixas, os preços cobrados no Rodeio são sempre exagerados, acima do normal. São valores para espantar os visitantes e turistas. Muitos dizem que é uma exploração, pagar R$ 2,50 por uma lata de refrigerante ou R$ 3,00 por uma lata de cerveja, sem falar nos lanches e almoço.
Além disso, ainda temos a Higiene, a qual fica sempre em segundo ou terceiro plano. Faz-se necessária a presença da Secretaria de Saúde, para fiscalizar e garantir assim a qualidade de tudo que vendido aos turistas.
O Baile: O baile tem sucesso garantido, mas muita gente gostaria de ver uma grande atração fazendo um show ao ar livre, gratuito.
Atrações: Poderíamos ter passeio com Ônibus de Turismo, levando os visitantes aos demais pontos interessantes da nossa cidade, nossos parques, praças, igrejas, monumentos e um passeio em nossa história com visita ao Museu de Irati.
A divulgação: A Prefeitura investe muito pouco na divulgação do Rodeio. As demais cidades gastam muito mais na divulgação de seus eventos, e muitas vezes são muito menores que o nosso Rodeio. Não se trata de alto valor, mas sim de maior quantidade e abrangência.
A divulgação deve ser a nível regional com publicidade em rádios, tv’s e jornais. Outra divulgação importante é com a colocação outdoors nas BR’s e PR’s de acesso à nossa cidade.
Cursos: Deveremos oferecer cursos rápidos voltados para o atendimento do turista. Trata-se de um curso específico, direcionado ao atendente, o qual receberá o cliente que estará de passagem pela nossa cidade. Precisamos cativá-los e gostar, gastar e voltar.
Participantes e promotores: Devem reconhecer tal esforço e dedicar-se da mesma intensidade, para oferecer o melhor do que se propõe.
Promoções: O comércio em geral deve participar e criar promoções direcionadas ao evento e também promoções reais com relação aos valores, ofertando assim produtos e serviços mais baratos de verdade. A participação da Associação Comercial é de extrema importância na conscientização dos empresários locais.
Resultados: Os melhores resultados inicialmente vêm da divulgação. Ela irá garantir o fluxo de visitantes, mas o sucesso virá com a qualidade do atendimento aos turistas e aos produtos ou serviços oferecidos no evento.
Conclusão: O dinheiro gasto em nossa cidade pelos turistas é importantíssimo, pois vem de outras cidades e regiões e não pela simples circulação da moeda em nossa cidade. Este resultado financeiro é que permitirá nosso comércio a crescer e se desenvolver, criando assim novos empregos e atraindo mais investimentos.
Com isto tudo, queremos que nosso Rodeio seja realmente o melhor do interior do Paraná e quem sabe um dos melhores do Brasil.
O retorno financeiro obtido através do turismo de eventos, turismo rural e turismo ecológico devem ser explorados pela nossa cidade para conseguir um crescimento cada vez maior.
Um abração a todos.
Professor Luiz Carlos Kloster
Postado em 06/06/2011 – Site da Rádio Najuá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário