quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Acabando com inundações no Rio das Antas - Piscinão

ACABANDO COM INUNDAÇÕES EM IRATI

DEFINIÇÕES:
ENCHENTE
Elevação temporária do nível d’água em um canal, devido ao aumento da vazão ou descarga d’água.

INUNDAÇÃO
Processo de extravasamento das águas do canal de drenagem para as áreas marginais (planície de inundação, várzea ou leito maior do rio) quando a enchente atinge cota acima do nível máximo da calha principal do rio.

ALAGAMENTO
Acúmulo momentâneo de águas em uma dada área decorrente de deficiência do sistema de drenagem/vazão.

SUGESTÕES:
DIMINUINDO AS POSSIBILIDADES DE INUNDAÇÕES
A seguir, detalhamos algumas dicas ou sugestões que podem ajudar no combate a inundações às margens do Rio das Antas.

A DRAGAGEM DO RIO DAS ANTAS
A dragagem é uma ação corretiva executada no Rio, que auxilia no combate às inundações, mas não resolve, não acaba com os riscos.

A dragagem com a destruição total da Mata Ciliar, como foi feita, só aumenta os riscos de enchentes, visto que toda a margem de terra nua será levada pela chuva para dentro do Rio, provocando assim o seu assoreamento. A dragagem alargou o leito do Rio, isto foi bom, mas o assoreamento o deixa raso e assim, ficamos na mesma ou numa situação ainda pior.

A Mata Ciliar destruída totalmente, somente alcançará sua recuperação satisfatória a partir de 4 anos e totalmente somente a partir de 7 ou 8 anos, mas isto dependendo da execução dos planos de sua recuperação. Um plano mal feito ou não executado, pode fazer com que a recuperação demore mais de 15 anos. Durante este tempo, o Rio está sujeito ao assoreamento e ao desmoronamento de suas margens, provocando riscos maiores a ruas na sua margem, de pontes, passarelas e até aos moradores ribeirinhos.

A enchente ocorre porque o leito do Rio não tem capacidade para uma vazão maior. Tanto o leito do Rio tem limitações como também suas pontes, as quais estão subdimensionadas a muitos anos.

LOTEAMENTOS
O crescimento da cidade tem ocorrido de forma desordenada e muitos loteamentos estão sendo autorizados sem a devida analise de impacto ambiental ou a análise existe, mas está errada.

Existem muitas construções em local de forte inclinação, nos morros ou no pé de morros.

Existem áreas de matas sendo destruídas para criação de áreas de agricultura.

SOLUÇÕES
A solução não é apenas uma, mas são várias ações que podem diminuir as possibilidades de inundações, mas muitas são de longo prazo e de investimento médio para gastos do município.

Em vários casos poderemos ter a necessidade de indenização de área para a criação de piscinão.
PISCINA DE CONTENÇÃO DE ENCHENTES E INUNDAÇÕES
Uma piscina de contenção é um espaço que permanece vazio até que ocorram as chuvas e o excesso de água do Rio são desviados para a Piscina de Contenção e ali ficam até as chuvas passarem, funcionando como um reservatório, e em seguida, com o fim ou a diminuição das chuvas, as águas são liberadas para o Rio, de forma gradativa, sem o risco de provocarem inundações ou alagamentos.

Uma piscina de contenção não é um lago ou lagoa, nem um parque aquático. É apenas um espaço reservado para receber o excesso de água do rio.

Um passo importante é definir o local ideal para a sua criação da piscina de contenção. Em muitos casos, precisaremos da criação de mais de uma, várias, em pontos estratégicos e com capacidades diferentes.

Em nossa cidade, temos que analisar as possibilidades, mas o local ideal para uma piscina de contenção é onde hoje temos várias construções da própria Prefeitura Municipal, e que outrora, já teria sido definido como área de alagamento, isto com a intenção de evitar as inundações em locais habitados.

Se analisarmos as margens do Rio das Antas, poderemos encontrar mais dois ou três lugares que poderemos criar as Piscinas de Contenção, em posições rio acima, mas com capacidade menor de armazenamento.

No mapa abaixo temos o local ocupado hoje e como deveria ser utilizado como Piscina de Contenção de água.

 
Imagem com a situação atual.

COM A PISCINA DE CONTENÇÃO
A área demarcada no mapa ainda precisa ser calculada em qual será a sua capacidade de armazenamento temporário de água, pois ainda dependerá do seu sistema de escoamento e da sua profundidade.



Imagem com a Piscina de Contenção.

Outra opção para construção de piscina de contenção é no Bairro Dallegave, conforme a foto a seguir.  


















Imagem com a situação atual.

COM A PISCINA DE CONTENÇÃO


Imagem com a Piscina de Contenção.

A área da Piscina de Contenção pode esvaziar-se por gravidade, por uma comporta ou pelo bombeamento da água. Recomendamos a instalação de bombas, pois pode ser necessário esvaziar rapidamente a piscina em dias de chuvas contínuas. 

APROVEITAMENTO DE ÁGUA
Lembramos ainda que toda a água do piscinão, ao decantar, isto é, descansar sobre seu espaço, torna-se uma água límpida e pode ter várias utilidades, como por exemplo, abastecer reservatórios e caminhões tanques dos bombeiros, irrigação de hortas, jardins e áreas de agricultura, limpeza de ruas e calçadas, para lavar carros, abastecer piscinas de clubes, etc..

DRAGAGEM DO PISCINÃO
Como o piscinão ira receber águas de chuvas, de tempo em tempo deve passar por uma dragagem, mas é algo localizado e que não destrói a Mata Ciliar.

Em muitos casos, o material resultado da decantação da água, pode ser utilizado na adubação de área de agricultura. Precisaremos de uma análise química para comprovar.

OUTRAS PISCINAS
Com o decorrer do tempo, torna-se necessária a criação de outras piscinas de contenção, de acordo com o crescimento da cidade e o aumento do volume de água de chuvas para o Rio.

INVESTIMENTOS
Hoje, devido a construções executadas no local, este local, o qual consideramos o ideal para uma Piscina de Contenção, os gastos serão maiores, pois teríamos que demolir tais construções, mas é algo fácil e totalmente justificável pela administração municipal.

Lembramos que os prejuízos com as inundações podem ser maiores e se pensamos na proteção de vidas, o investimento será insignificante.

OUTRAS SOLUÇÕES
Muitos podem falar que a criação de Piscinas de Contenção é muito onerosa e até um desperdício, mas na realidade, todas as opções possíveis para diminuir as possibilidades de inundações, elas são dispendiosas mesmo.

As opções são:

· Dragagem do rio;
· Destruição e recomposição da mata ciliar;
· Limpeza de bueiros;
· Limpeza de tubulações de água pluviais;
· Ampliação de tubulações de água pluviais;
· Desapropriação de casas em locais de risco;
· Demolição de construção dentro da área de proteção (mata ciliar);
· Mudança do curso do rio;
· Aumento de pontes para ajuste à vazão atual e futura;
· Canalização e morte de Córregos, Arroios e Rios;
· Impedir a abertura de novos loteamentos;
· Impedir construções em áreas inclinadas (pé de serra);
· Construção de caixas de contenção em residências e empresas.

CONCLUSÃO
A construção das Piscinas de Contenção não eliminam a necessidade ou possibilidade de execução de algumas as ações descritas acima.

A intenção sempre será a de garantir segurança às pessoas ribeirinhas, seus bens imóveis, móveis, mantimentos e principalmente a saúde.

As ideias ou sugestões existem para serem estudadas, debatidas, implantadas ou abandonadas.

Abração a todos.
Luiz Carlos Kloster

Nenhum comentário:

Postar um comentário