quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

VELOCIDADE PERMITIDA EM ALGUMAS RUAS DE IRATI

Algumas ruas que tem seu início a partir do centro da cidade podem ter inicialmente uma definição de velocidade máxima (40 km/h), mas ao afastar-se do anel central, pode ter outra indicação (50 ou 60 km/h), isto é, ela pode ter limite menor em áreas mais movimentadas e maiores em áreas menos movimentadas e de menor perigo.

Na falta de sinalização, o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) estabelece os seguintes limites: — nas vias urbanas (dentro das cidades):
  • 30 km/h nas vias locais;
  • 40 km/h nas vias coletoras;
  • 60 km/h nas vias arteriais e
  • 80 km/h nas vias de trânsito rápido.
O respeito à velocidade em vias sem sinalização é uma questão de segurança sua e dos demais, sejam condutores ou pedestres. A falta de sinalização não lhe autoriza a andar em velocidade que desejar.

O órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário com circunscrição sobre a via poderá regulamentar, por meio de sinalização, velocidades superiores ou inferiores àquelas estabelecidas no parágrafo anterior.

Velocidade máxima é o limite, não significa que seja totalmente seguro andar o tempo todo no limite. Vários fatores influenciam na segurança em relação à velocidade, por exemplo, chuva, poeira, nevoeiro, iluminação, carga, fluxo contrário, queimada e outros.

MUDANÇAS DO LIMITE DE VELOCIDADE

As vias, todas elas, estão sujeitas a mudanças do seu limite de velocidade. O motorista deve ater-se às placas de sinalização e não nesta lista.

Algumas destas vias podem ter ao longo do seu comprimento, sinalizações diferentes de velocidade, conforme condições de segurança, principalmente com relação aos pedestres (escolas, hospitais, comércio e etc.).

FISCALIZAÇÃO

A partir do momento que as vias estão sinalizadas conforme manda a Lei, já estará sujeita à fiscalização por parte do Guarda Municipal de Irati com radar móvel.

Conforme prevê a Lei, não existe a necessidade de outro tipo de sinalização, mas apenas aquela fixada junto à placa indicativa de velocidade, “fiscalização eletrônica” e o local do posicionamento do radar pode estar totalmente visível ou não.

Lembramos que a fiscalização é uma forma de controle/punição dos infratores.

Cidadãos cumpridores das Leis e que respeitam outros motoristas e os pedestres, este tem mais segurança no trânsito.



ALGUMAS VIAS DE NOSSA CIDADE

Alameda Virgílio Moreira – 50 km/h

Avenida Expedicionário João Protzek – 60 km/h (radar fixo)

Avenida José Galicioli – 50 km/h

Avenida Noé Rebesco – 50 km/h

Estradas Rurais – 60 km/h

Rodovias – 110 km/h ou conforme sinalização.

Rua 15 de Julho – 40 km/h

Rua 15 de Novembro – 40 km/h

Rua 19 de dezembro – 40 km/h

Rua 24 de Maio – 40 km/h

Rua Abílio Carvalho Bastos – 40 KM/H

Rua Alfredo Bufren – 40 km/h

Rua Antônio Cândido Cavalim – 50 km/h

Rua Benjamim Constant – 50 km/h

Rua Carlos Thoms – 40 km/h

Rua Conselheiro Zacarias – 40 km/h

Rua Coronel Emilio Gomes – 40 km/h

Rua Coronel Grácia – 40 km/h

Rua Coronel Pires – 40 km/h

Rua da Liberdade – Perimetral – 50 km/h

Rua Dona Noca – 50 km/h

Rua Dr. Armando van der Laars – 50 km/h

Rua Dr. Correia – 40 km/h

Rua Dr. João Cândido Ferreira – 50 km/h

Rua Dr. Munhoz da Rocha – 40 km/h

Rua Dr. Vicente Machado – 40 km/h mais adiante pode ser 50 km/h.

Rua Duque de Caxias – 40 KM/H

Rua Nossa Senhora de Fátima – 50 km/h

Rua Presidente Getúlio Vargas – 50 km/h

Rua Professor Vitor do Amaral – 50 km/h

Rua Trajano Grácia – 50 km/h

Rua Polônia – 50 km/h

RESPEITE AS LEIS DE TRÂNSITO.

RESPEITE A VIDA, SUA E DOS OUTROS.

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